Consultoria em homologação automotiva Consultoria em homologação automotiva

A Autolex conta com profissionais capacitados e especializados para viabilizar a importação de seu veículo para o Brasil. Nossos serviços de homologação automotiva fazem com que as etapas para a importação e regulamentação veiculares se tornem simples e sem complicações.

O primeiro passo da Autolex para a importação, é o requerimento do documento LCVM (Licença para uso de Configuração de Veículos e Motor) junto ao IBAMA, que atestará que seu carro está dentro das regulamentações ambientais vigentes. O processo ocorre da mesma forma para motocicletas, mas ao invés da LCVM é requerida a LCM (Licença para Uso da Configuração de Ciclomotores, Motociclos e Similares).

Com a licença do IBAMA regularizada, é autorizado o embarque do veículo no exterior, enquanto que aqui no Brasil, a Autolex providencia os demais documentos para a liberação do veículo na alfândega. Tais como: o preenchimento da Licença de Importação (LI), a destinação de pneus inservíveis e a emissão do CAT (Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito).

A falta de agilidade no envio destes documentos pode acarretar em: apreensão do veículo, altos custos com armazenagem alfandegária e multa. É por isso que a Autolex, através de seu escritório em Brasília cuida para que nada de errado ocorra durante a análise de seus processos, dispondo de uma equipe de profissionais capacitados a intervir em eventuais pendências e corrigí-las imediatamente. Com mais alguns procedimentos simples já é possível realizar o desembaraço aduaneiro do veículo e licenciá-lo no Brasil.

Veja como funciona o processo de importação Ensaios de emissões de gases e ruídos
Habilitação Pessoa Física para prática de importação / exportação Habilitação Pessoa Física para prática de importação / exportação

É possível a habilitação de Pessoa Física, junto à Receita Federal, para fins de importação ou exportação. Esta Habilitação é feita na modalidade simplificada (não confundir com importação simplificada).

A Receita Federal irá credenciar o representante para Acesso ao Siscomex como representante o próprio interessado ou um despachante aduaneiro. Com o acesso ao Siscomex, o interessado em importar o veículo fará a solicitação da Licença de Importação (LI).

O requerimento de habilitação simplificada deverá ser apresentado à unidade da Receita onde será efetuado o respectivo despacho (importação ou exportação). O requerimento deverá ser apresentado conforme modelo do Anexo III da IN SRF 455 (Anexo III - Clique para fazer o download do documento), acompanhado dos documentos descritos na tabela ao lado.

Para maiores informações consultar a legislação (IN SRF 455/04 e ADE Coana nº 10/2004 e IN SRF 650/06) ou a unidade da Receita Federal.

Após sua habilitação junto a receita federal, poderemos dar inicio ao processo de homologação junto aos órgão competentes, caso necessite também poderemos lhe auxiliar na compra do veiculo nos Estados Unidos da America ou na China, através de nosso pessoal e empresas parceiras no exterior